“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto. E teu Pai, que vê secretamente, te recompensará” Mateus 6:5-6).
Quando Jesus fala de entrar no aposento secreto para buscar o Pai, está falando de algo muito maior do que um lugar físico. O Velho Testamento diz que Deus dividiu o Seu povo em duas categorias: “Os que Me buscam - e os que não Me buscam!” E nos dias de hoje, Deus igualmente tem dois tipos de filhos: os que O buscam regularmente em seus lugares secretos de oração, e os que não O buscam.
Você tem um lugar de oração? Não estou falando de um armário embutido (ainda que isso serviria) mas, antes - você possui o hábito de se trancar com Deus?
Possuir um “lugar secreto” quer dizer simplesmente trancar-se com Deus em qualquer lugar, a qualquer hora - e usar o melhor horário do seu dia para desejá-Lo ardentemente, buscá-Lo e invocar o Seu nome.
“Lugar de oração” significa “hábito de oração”. Você possui o hábito diário de ficar a sós com Deus? É isso que significa lugar de oração: prática. É a disciplina de se ir diante de Deus, de se responder quando o Espírito solicita você. Significa ter um coração que diz: “Quero ficar sozinho com Deus; preciso conversar com o meu Pai!”
Este tipo de oração do qual estou falando, se trata de intimidade com Deus - de isolamento com Ele! Jesus preveniu contra a hipocrisia na oração. Ele traçou uma diferença dramática entre os que buscam a Deus no lugar secreto, e os que oram para que os outros considerem-nos santos!
Os hipócritas são atores - pessoas que agem de maneira consagrada para receberem elogios dos outros. Jesus diz que há muitos atores em Sua igreja: “E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão” (Mateus 6:5).
A nossa carne ama ser aplaudida e elogiada. Mas Deus não usa a carne - ou seja, a nossa natureza pecaminosa - pois ela não pode ser remodelada ou santificada. Quando nascemos de novo, Deus abole nossa carne; nos faz novas criaturas em Seu Espírito. A carne deve ser totalmente lançada fora, para que morra! Mesmo assim a carne pode ser vista em ação em nós, quando realizamos coisas para Deus, mas não entendemos porque os outros não o reconhecem. A carne quer aparecer! “Os hipócritas... gostam de orar...” - ou pelo menos querem que você ache isso! Eles oram na igreja, vão a reuniões de oração - mas não têm o hábito da oração! Não se trancam em oração, a sós com o Pai.
Lembro-me de ter ouvido que certo pastor era um homem de oração. Disseram: “Ele ora oito horas por dia.” Pensei: “Oba! Ele deve ser um tremendo pastor! Gostaria de o conhecer!” Eu o conheci - e não percebi nenhum tipo de diferença nele, fosse qual fosse. Aí foi surgindo em minha mente: se ele gastava oito horas por dia em oração, então as pessoas saberiam disso simplesmente pelas transformações no seu caráter.
Mas não houve transformações! Obviamente, souberam de suas longas vigílias apenas porque ele lhes havia dito - ele tinha querido aparecer!
Amado, Deus não ouve uma só palavra da prece dos hipócritas - pois essas preces nunca foram dirigidas aos Seus ouvidos! E Jesus diz que eles não recebem galardão do Pai! Porém nesta mensagem, não estamos falando apenas a respeito dos hipócritas - mas a respeito dos cristãos bons, honestos e crentes.
Ficamos realmente chocados, com o pequeno número de crentes que pratica uma comunhão maravilhosa e diária com o Senhor. A grande maioria ora só na igreja e às refeições, com talvez umas poucas palavras rápidas a Deus antes de ir para a cama. Não têm hábito da oração - quer dizer, até que uma crise arrebente, e então rapidamente curvam as cabeças!
Não posso evitar sentir uma ira santa crescer em mim quando alguém diz: Isto é obrigação do pastor, porque é o seu trabalho; é o seu chamado para pastor. “Mas eu não estou no ministério - não tenho chamado para isto.”
Não! O hábito de uma aproximação com Deus a cada dia é para cada um de nós! A razão de tantos cristãos não possuírem poder em suas vidas, é por não terem uma vida de oração. Oram talvez uma vez por semana, ou quando têm vontade.
Amado, não há em absoluto poder algum na oração casual do tipo às-vezes-ora às-vezes não-ora! “Teu Pai...vê secretamente” (Mateus 6:6). Deus vê secretamente - enxerga a intimidade das profundezas do seu coração! Ele vê a sua falta de interesse; Ele lhe vê dando muito tempo para as coisas que você acha serem necessárias - para os amigos, ou gastando horas na frente da TV. E vê você chegando a Ele numa atitude não prioritária, ou devido à convicção de culpa, ou à auto-condenação!
Quer saber mais?Estudo juvenil completo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário