10 de mai. de 2011

100 ANOS DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL (1911-2011)




A Assembléia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindos dos EUA. A princípio, freqüentaram a Igreja Batista, denominação a que ambos pertenciam nos Estados Unidos. Eles traziam a doutrina do batismo no Espírito Santo, com a glossolalia — o falar em línguas estranhas — como a evidência inicial da manifestação para os adeptos do movimento. A manifestação do fenômeno já vinha ocorrendo em várias reuniões de oração nos EUA (e também de forma isolada em outros países), principalmente naquelas que eram conduzidas por Charles Fox Parham, mas teve seu apogeu inicial através de um de seus principais discípulos, um pastor negro leigo, chamado William Joseph Seymour, na Rua Azusa, Los Angeles, em 1906.

A nova doutrina trouxe muita divergência. Enquanto um grupo aderiu, outro rejeitou. Assim, em duas assembléias distintas, conforme relatam as atas das sessões, os adeptos do pentecostalismo foram desligados e, em 18 de junho de 1911, juntamente com os missionários estrangeiros, fundaram uma nova igreja e adotaram o nome de Missão de Fé Apostólica, que já era empregado pelo movimento de Los Angeles, mas sem qualquer vínculo administrativo com William Joseph Seymour. A partir de então, passaram a reunir-se na casa de Celina de Albuquerque. Mais tarde, em 18 de janeiro de 1918 a nova igreja, por sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembléia de Deus, em virtude da fundação das Assembléias de Deus nos Estados Unidos, em 1914, em Hot Springs, Arkansas, mas, outra vez, sem qualquer ligação institucional entre ambas as igrejas.

A Assembléia de Deus no Brasil se expandiu pelo Estado do Pará, alcançou o Amazonas, propagou-se para o Nordeste, principalmente entre as camadas mais pobres da população. Chegou ao Sudeste pelos idos de 1922, através de famílias de retirantes do Pará, que se portavam como instrumentos voluntários para estabelecer a nova denominação aonde quer que chegassem. Nesse ano, a igreja teve início no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, PA, em 1924, para a então capital da República. Um fato que marcou a igreja naquele período foi a conversão de Paulo Leivas Macalão, filho de um general, através de um folheto evangelístico. Foi ele o precursor do assim conhecido Ministério de Madureira, como veremos adiante.

A influência sueca teve forte peso na formação assembleiana brasileira, em razão da nacionalidade de seus fundadores, e graças à igreja pentecostal escandinava, principalmente a Igreja Filadélfia de Estocolmo, que, além de ter assumido nos anos seguintes o sustento de Gunnar Vingren e Daniel Berg, enviou outros missionários para dar suporte aos novos membros em seu papel de fazer crescer a nova Igreja. Desde 1930, quando se realizou um concílio da igreja na cidade de Natal, RN, a Assembléia de Deus no Brasil passou a ter autonomia interna, sendo administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia. A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembléias de Deus dos EUA através dos missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma mais direta com a estruturação teológica da denominação.

A Assembléia de Deus é uma denominação evangélica,sendo a maior do Brasil no ramo pentecostal e uma das maiores do mundo.




Missionários Evangelistas:Daniel Berg e Gunnar Vingren
(Fundadores e Pioneiros da Assembléia de Deus)


Informações sobre o Centenário: http://www.centenarioadbrasil.org.br/





6 de mai. de 2011

O CAMINHO DA SANTIDADE

"Santificai-vos, pois amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós."(Josué 3:5)


Olá queridos amigos do blog,

Hoje nosso assunto será a Santificação,ou seja,a Santidade.
Santidade significa total dedicação a Deus,que para Ele abre portas,mas é totalmente desagradável ao inferno por que você dedica mais e mais para Deus e tem prazer em adorá-lo.


"Sede santos, porque sou santo!"(I Pe 1.16)


Em todo o tempo,devemos buscar a santificação,a unção e a cura para que possamos ser lavados no Sangue de Cristo que purifica todo o pecado restaurando todo nosso ser e limpando as imundícies do diabo e suas armadilhas.Quando começamos a buscar a Deus constantemente,o inimigo coloca várias ciladas para que você caia e desista,como o desânimo,a tristeza,a
humilhação...Tudo que nos faz angustiar para que ele possa ter o prazer de nos ver desistir das nossas orações e consagrações para Deus.
Mas meu querido,a resposta de Deus pra você é continuar.Nunca pare,não desista!Você vai conseguir chegar até o Sobrenatural,é nessa hora que Deus te dá a recompensa.O caminho da Santidade é a Adoração,nunca desista de buscar,pois cada dia mais o SENHOR te revestirá do teu poder e tu serás bem-aventurado!
Fiquem com essa mensagem em seus corações.